As primeiras manifestações do espírito barroco foram
presenciadas não só em fachadas e frontões, mas também, principalmente, na
decoração de algumas igrejas em meados do século XVII. A talha barroca dourada
em ouro, de estilo português, espalhou-se pelas regiões do Rio de Janeiro,
Bahia e Pernambuco.
Com a perda da força econômica e política, iniciou-se um
período de certa estagnação no nordeste, com exceção de Pernambuco que conheceu
o estilo rococó na segunda metade do século. O foco então voltou-se para o Rio
de Janeiro, transformada em capital da Colônia em 1763, e a região de Minas
Gerais, desenvolvida às custas da descoberta de minas de ouro (1695) e diamante
(1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros
trabalharam exatamente neste período: Mestre Valentim (1745-1813), no Rio de
Janeiro e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências. E foi na suavidade do
estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que encontrou-se a expressão mais
original do Barroco Brasileiro.
Bibliografias diversas.
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