terça-feira, 21 de agosto de 2012

E a memória mais uma vez desaparece.


Infelizmente essa prática é muito comum. Algumas vezes porque não acham necessário, outras por ser caro ou ainda, por acharem fácil.
Temos que ter em mente que obra de arte é memória e através delas conhecemos muito de uma determinada civilização ou época da nossa história.
Essa semana no Rio, a humanidade perdeu uma pintura de Di Cavalcanti, Samba, em um incêndio. Fato triste, porém contra o fogo, pouco podemos fazer, mas contra erros como esse, de proporções enormes, o que dizer? Só lamentar e tentar divulgar a profissão e a necessidade da seriedade com que ela deve ser encarada.
Uma vez ligaram para a minha residência perguntando se eu ministrava cursos de restauração em pinturas, disse que não, mas quis falar sobre o assunto. A pessoa que ligou era um moldureiro, que pelas suas próprias palavras, quebrava um galho restaurando o quadro dos clientes, mas com consciência de que não tinha a técnica. Fiquei alarmada e comentei que não deveria fazer isso, pois a restauração é uma prática muito complexa. Não o convenci, ou seja, continuou a fazer com certeza.
É uma pena que isso aconteça. Algumas vezes dá para reverter o estrago, mas outras...

Minha mais nova pintura.


Ricardo
Óleo s/tela
50cm x70cm

sábado, 11 de agosto de 2012

Novo Atelier

Amigos,
Eu e o artista JG Fajardo estamos abrindo nosso atelier no bairro da Tijuca - Rio de Janeiro - pertinho do metrô da Saens Peña. Oficialmente a inauguração será em novembro, pois precisaremos fazer algumas modificações, mas o atelier já está funcionando com nossos cursos. Teremos cursos variados dentro das áreas de Conservação e Restauração de Obras de Arte e Artes Plásticas, além de outros complementares.
Se vocês já estão curiosos, aguardem mais um pouco e com certeza irão gostar das surpresas.
Atualmente temos os cursos de:

Restauração de Imagens Sacras em gesso e madeira - Atelier Livre
Profa. Teresa E. Calgam
Quartas-feiras de 14:30h às 17:30h

Desenho e Pintura
Prof. JG Fajardo
Quintas-feiras de 10h às 13h / 15h às 18h / 18h às 21h

Maiores informações pelos telefones:
(21) 3256-6168 - Fajardo e Calgam - Arte e Restauração
(21) 9655-3223 - Teresa E. Calgam
(21) 7134-7882 - JG Fajardo
ou pelos e-mails:
teresaec@terra.com.br
jfajardo@terra.com.br
fajardoecalgam@terra.com.br

Visitem o nosso site www.fajardoecalgam.com.br

Um abraço a todos.